Como Transmitir ao Vivo Como um Profissional

Como Transmitir ao Vivo Como um Profissional

17 de setembro de 2020 Off Por eduardo

Hoje é o dia em que você se torna um profissional de transmissão ao vivo!

Vou mostrar exatamente como fazer uma transmissão ao vivo, passo a passo.

Você aprenderá tudo o que precisa saber sobre:

  • As 4 principais plataformas de transmissão ao vivo que você pode escolher
  • Qual equipamento você precisa
  • Como se preparar para seu primeiro stream
  • O que fazer após a transmissão ao vivo

Se sua empresa foi afetada pelo COVID-19, você não está sozinho. Temos um guia útil e gratuito que salvou mais de 1000 empresas desde o surto. Não é necessário e-mail.

As 4 opções de plataforma de transmissão ao vivo que você precisa conhecer

A primeira coisa óbvia que você precisa descobrir quando se trata de transmissão ao vivo é a plataforma que você escolhe para transmitir ao vivo.

Existem muitas opções de plataforma de transmissão ao vivo para escolher, então nós as simplificamos em 4 opções principais para escolher:

Vamos dar uma olhada em cada um deles …

Plataforma 1: mídia social

Todas as principais plataformas de mídia social permitem que você transmita ao vivo, e a diferença entre escolher qualquer uma delas simplesmente se resume a onde seu público está seguindo você.

A transmissão ao vivo é atualmente um recurso disponível em:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn ( observação: isso é novo e está atualmente em teste beta)

Eles fornecem uma maneira direta para o público de transmitir ao vivo. Quando você entrar ao vivo, seus seguidores nessa plataforma serão notificados e poderão sintonizar seu stream se estiverem por perto.

A mídia social é ótima se você deseja fazer algum marketing de conteúdo. Se você deseja promover produtos, transmitir eventos ou compartilhar uma mensagem diretamente.

As equipes da NFL, como o LA Chargers , costumam usar o Twitter para cobrir conferências de imprensa antes e depois do jogo. Isso dá aos fãs uma visão de uma área do esporte que raramente veriam.

Isso também funciona muito bem para a participação do público.

Aqui, os usuários podem enviar perguntas e Benny irá respondê-las em tempo real. Isso cria conteúdo de alto valor e fornece informações sobre os problemas comuns de seu público.

Plataforma 2: YouTube

O YouTube é uma opção de plataforma inteira por conta própria.

O YouTube oferece uma variedade de opções de transmissão ao vivo. Você pode fazer isso usando:

  • Sua webcam em um desktop ou laptop
  • Seu telefone celular (se você tiver mais de 1.000 assinantes)
  • Um codificador de terceiros (mais sobre isso mais tarde)

As transmissões ao vivo no YouTube cobrem todos os tópicos possíveis. Normalmente, eles são uma extensão do conteúdo do canal.

Acreditamos firmemente que o YouTube é um canal de marketing em primeiro lugar. Portanto, as transmissões ao vivo aqui oferecem uma grande oportunidade de promover produtos e serviços que você vende em seu próprio site ou plataforma.

Plataforma 3: Twitch

Eu não poderia escrever um guia sobre como fazer uma transmissão ao vivo sem mencionar o Twitch.

Twitch é um serviço focado em jogos e é a principal emissora de eSports do mundo. Foi comprado pela Amazon em 2014 por apenas $ 970 milhões. E agora…

A maioria das transmissões ao vivo no Twitch são gratuitas para assistir e os canais são gratuitos para seguir. Mas os usuários também podem apoiar seus criadores favoritos por meio da “assinatura”.

Os preços da assinatura começam em $ 4,99 e são compartilhados 50/50 com o criador, a menos que um contrato exclusivo com o Twitch tenha sido criado. (Isso geralmente acontece apenas para grandes criadores.

GeekandSundry Twitch

Os assinantes recebem benefícios exclusivos; os criadores são pagos para criar. É uma vitória / vitória!

Apesar do foco em jogos da plataforma, há um interesse crescente por outros tipos de conteúdo. Por exemplo, o tópico “Just Chatting” atrai milhares de pessoas para assistir streams em:

  • Viagens de compras
  • Viagem
  • Interesse geral
  • Revisão de produtos

Se você está interessado em eSports, este é o lugar para estar. Mas vale a pena ficar de olho na plataforma de outros tópicos também. (Vou mostrar como fazer streaming em várias plataformas posteriormente.)

Plataforma 4: seu próprio SVOD

Se você já tem um site de vídeo , hospedado em uma plataforma como a Uscreen , pode fornecer transmissão ao vivo para seus clientes existentes e potenciais. transmissão profissional de eventos corporativos

RaceXR Plus  (XR +) é um  serviço de vídeo sob demanda (SVOD) por  assinatura que hospeda eventos esportivos de corrida emocionantes em todos os EUA. 

Como transmitir ao vivo como um profissional - plataforma SVOD RaceXR e corridas transmitidas ao vivo

Eles usam sua plataforma de associação de duas maneiras:

  1. Eles organizam corridas cheias de adrenalina ao vivo que você pode assistir a qualquer hora e em qualquer lugar
  2. Eles oferecem acesso exclusivo a todo o catálogo de corridas para assinantes

É um sistema que está um passo acima do que o Twitch oferece.

Você também pode usar transmissões ao vivo para ganhar mais dinheiro e fornecer uma experiência melhor para seus clientes pagantes. Ao fornecer a eles uma conexão individual com você, seu criador favorito. 

Como criar e lançar um site de transmissão ao vivo

Como criar um site de transmissão ao vivo

Esta seção em resumo

Existem quatro plataformas de streaming que você precisa conhecer. Cada um deles com seus próprios benefícios e usos. Aqui está um resumo rápido:

  1. Redes sociais: conecte-se com seus seguidores ao vivo em sua plataforma favorita. Ótimo para marketing de conteúdo.
  2. YouTube: transmita em tempo real para seus assinantes. Mais usado para promoção e marketing, mas também pode gerar receita.
  3. Twitch: conecte-se com jogadores que estão interessados ​​nos mesmos tópicos que você. Ou aproveite a necessidade crescente de outros conteúdos. Obtenha uma divisão de 50:50 nos assinantes pagantes.
  4. SVOD: use sua própria plataforma de vídeo para se conectar com seus clientes pagantes e fornecer ainda mais valor.

Ferramentas do comércio: qual equipamento você precisa para começar?

Este não seria um bom guia sobre como transmitir ao vivo se não falássemos sobre equipamentos.

Nesta seção, vamos falar sobre os tipos de ferramentas de que você precisa para uma transmissão ao vivo eficaz. Porém, você notará que não recomendamos nenhuma marca, modelo ou produto específico. Por quê?

Porque o que recomendamos hoje estará desatualizado amanhã. Portanto, é importante que você encontre o que é bom o suficiente e atende às suas necessidades. O resto se resolverá sozinho!

Câmera pronta para internet

A primeira ferramenta de que você precisa é uma câmera capaz de transmitir pela Internet. Isso significa que você provavelmente usará :

  • Seu smartphone
  • Sua webcam embutida
  • Uma webcam externa

Ou uma combinação dos três em momentos diferentes, dependendo de sua localização e do que você está transmitindo.

É possível transmitir de uma câmera ou filmadora mais profissional, mas não vou cobrir isso neste artigo. (Se desejar, deixe-me saber nos comentários.)

Tripé ou estabilizador

É importante que sua transmissão ao vivo permaneça parada ou tenha uma transição suave conforme você se move de um local para outro. Quanto menos parecer uma cena de corrida de Cloverfield, melhor! 

Você pode conseguir isso usando:

  • Tripé: um grande que manterá sua câmera estável
  • Tripé pequeno: como um GorillaPod que você pode segurar facilmente
  • Estabilizador: uma alça de telefone que permite mover e manter a câmera estável

Também vale a pena brincar com os ângulos para ver qual parece melhor para sua transmissão. Muitos escolhem um ângulo logo acima da linha da cabeça, mas você pode descobrir que outra coisa funciona melhor.

Software de transmissão aberta

O Open Broadcast Software permite que você transmita em todas as quatro plataformas apresentadas aqui ao mesmo tempo.

Se você tem um público espalhado em lugares diferentes, definitivamente deve considerar o uso de uma ferramenta como esta. 

Internet estável (ou dados móveis suficientes)

Dependendo de onde você estará transmitindo, você precisará de:

  • Uma conexão de internet forte e estável
  • Chega de dados móveis

A pior coisa que pode acontecer em uma transmissão ao vivo é você perder a conexão no meio. Portanto, deve haver internet suficiente para você ver isso até o fim.

Na localização? Obtenha um Powerbank (ou dois)

Se você estiver transmitindo de um local – como um evento – onde não consegue se conectar à fonte de alimentação principal, recomendo que você pegue um banco de energia para manter seus dispositivos carregados.

As transmissões ao vivo podem consumir muita energia. Portanto, essa bateria de 50% pode não durar tanto quanto você pensa!

Esta seção em resumo

Existem seis ferramentas de que você precisa para transmitir ao vivo de forma eficaz:

  1. Câmera pronta para Internet: seu telefone ou uma webcam
  2. Tripé ou estabilizador: para manter sua transmissão ao vivo estável
  3. Software de transmissão aberta: para que você possa entrar ao vivo em todas as plataformas relevantes
  4. Internet forte (ou dados móveis): para garantir que sua transmissão não seja interrompida
  5. Powerbank: mantenha seus dispositivos carregados quando você estiver em trânsito

Você pode fazer tudo isso usando suas opções existentes, gratuitas ou muito baratas. Ou você pode obter uma configuração totalmente profissional. Você decide! 

Como fazer uma transmissão ao vivo: lista de verificação de 7 pontos antes de ir ao vivo

Espero que você esteja se sentindo confiante o suficiente para começar a transmitir ao vivo. Já passamos por muita teoria até agora, então é hora de começar a agir .

Nesta seção, apresentarei uma lista de verificação de sete pontos de tudo que você precisa fazer antes de ir ao ar.

1: Escolha sua plataforma

Para sua primeira transmissão, recomendo escolher uma plataforma . Isso o ajudará a focar sua mensagem, bem como reduzir quaisquer erros técnicos em potencial.

2: Escolha uma estrutura

Seja claro sobre o tipo de conteúdo sobre o qual você fará o streaming. Sobre o que você falará e por que isso é relevante para seu público?

3: Crie um “Script”

As transmissões ao vivo são ótimas para aquelas ideias improvisadas no momento. Mas, isso também pode transformá-los em assuntos longos e tortuosos.

Crie um roteiro básico do que você deseja falar para ajudar a mantê-lo no caminho certo. Dessa forma, se você sentir que saiu por uma tangente massiva, pode voltar a uma linha de pensamento clara.

4: Promova seu fluxo

Comece a promover sua próxima transmissão ao vivo com alguns dias de antecedência. Deixe seus seguidores – não importa quantos (ou poucos) deles existam – saber que você fará streaming.

Certifique-se de mencionar:

  • plataforma que você está usando (forneça um link, se possível)
  • hora e data está acontecendo
  • tópico que você estará discutindo

Se você estiver usando uma estrutura que requer interação com o público, também pode pedir que enviem ideias e perguntas com antecedência. Dessa forma, você tem algo para iniciar a transmissão.

05: Teste tudo

É uma boa ideia testar todos os aspectos técnicos do seu stream. Isso pode incluir tudo, desde a velocidade da sua internet até a qualidade do som do seu microfone.

Antecipe-se a tudo que pode dar errado!

06: Configure seu software de captura de leads

Se ainda não o fez, crie sua lista de e-mails e tenha um link ou página de destino para encaminhar seu público de volta. Você não quer perder nenhum assinante em potencial. Se você estiver usando o Uscreen, não precisa se preocupar com esta etapa.

07: Relaxe

Relaxar. Aproveite. Depois de tudo…

Esta seção em resumo

Aqui está uma rápida recapitulação de nossa lista de verificação de sete pontos para sua primeira transmissão ao vivo:

  1. Escolha sua plataforma: onde você fará o streaming? Escolha um lugar para fazer isso.
  2. Escolha uma estrutura: que tipo de conteúdo você irá transmitir?
  3. Promova: promova seu próximo stream para seu público.
  4. Crie um “Script”: crie um documento de uma página para ajudá-lo a manter sua estrutura
  5. Teste TUDO: sua internet, sua câmera, os parafusos de seu tripé. Esteja preparado
  6. Prepare sua captura de leads: saiba para onde enviar as pessoas que você deseja inscrever
  7. Relaxe: você conseguiu.

Consequências: o que fazer depois que sua transmissão ao vivo terminar

Woo! Você acabou de terminar sua primeira transmissão ao vivo. Sentindo-se bem?

Se você for como eu na minha primeira transmissão ao vivo, é uma mistura de bom e ruim. Algumas coisas correram bem e outras poderiam ter sido melhores.

Essa é a vida de um criador de conteúdo. ( Oba! )

Algumas horas após terminar sua transmissão, você deve:

  • Responda a quaisquer comentários não respondidos
  • Procure feedback útil
  • Salve o vídeo em sua biblioteca de vídeos

Isso aumentará o envolvimento e notificará as pessoas para assistir à versão gravada de seu stream. Depois disso, é hora da parte estranha.

Eu recomendo que você volte e assista a transmissão ao vivo por si mesmo com um bloco de notas e uma caneta. Examine e anote as coisas que você fez bem, as que não fez e o que melhoraria.

Esta é a maneira número um de melhorar sua qualidade de imagem diante das câmeras.

Monetize suas transmissões ao vivo

Plataforma de transmissão ao vivo na TV e dispositivos móveis

Resumindo …

Espero que você tenha gostado deste guia definitivo sobre como transmitir ao vivo. Aqui está o que você deveria ter tirado desta postagem:

  • O público clama por mais vídeos ao vivo
  • Você pode transmitir ao vivo usando a mídia social, Twitch, Youtube ou seu próprio SVOD
  • Você pode começar a transmitir ao vivo usando equipamento básico (mas fique à vontade para gastar mais!) 

Se você tiver alguma dúvida sobre como transmitir ao vivo, ou se houver alguma dúvida, deixe-nos saber nos comentários!