Como Lavar as Rodas do Carro

Como Lavar as Rodas do Carro

12 de junho de 2020 Off Por eduardo

Estima-se que a sessão média de lavagem de carro quinzenal leve cerca de uma hora para ser concluída. Enquanto alguns proprietários de carros investem mais tempo, outros procuram maneiras mais rápidas e mais eficazes de limpeza. Um tópico importante hoje em dia é como limpar as rodas e os aros dos carros de maneira eficiente – sem estragar tudo.

Embora mais rápido e mais eficiente seja tipicamente uma coisa boa, alguns métodos e produtos usados ​​na limpeza das rodas podem danificar os componentes do sistema de freio se usados ​​incorretamente ou com muita frequência. E isso nunca é uma coisa boa, especialmente em um carro de desempenho.

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Isso apresenta o tópico hoje – como limpar adequadamente as rodas e os aros do carro. Nas informações abaixo, descreveremos algumas das maneiras recomendadas para limpar as rodas em seu passeio. Também explicaremos alguns dos prós e contras do uso de removedores de ferro e cair para limpar suas rodas.  

Duas maneiras de limpar as rodas do carro

Você se lembra do seu velho dizendo: “existem duas maneiras de fazer alguma coisa – do meu jeito ou da estrada”. Bem, meu pai era um pouco mais articulado do que isso. Ele dizia: “se você vai fazer algo – faça o certo, usando a ferramenta certa para o trabalho certo”.

Acho que sua sabedoria é bastante aplicável para lavar pneus e rodas.

De fato, existem duas maneiras diferentes de lavar as jantes – um método rápido e fácil (geralmente usando um produto de spray químico independente – deixando-a repousar – depois pulverizando) ou a melhor maneira (envolvendo o uso de sabonetes automotivos ou sprays para limpeza de rodas, especial escovas e graxa de cotovelo).

Explicando os diferentes tipos de produtos para limpeza de rodas com spray

Nem todos os agentes de limpeza das rodas são formulados de forma idêntica. De fato, muitos deles são noite e dia. Vamos explicar alguns dos tipos comuns de agentes de limpeza de rodas usados ​​por detalhadores e entusiastas de carros de bricolage.

Limpadores de rodas à base de ácido

É bem sabido que os limpadores de rodas com formulações à esquerda da escala de pH são altamente eficazes para remover a sujeira e outras coisas revestidas nas rodas.

Eles não são excepcionalmente ácidos, a maioria deles cai em torno de 5,5 a 6 na escala de pH (com 7 sendo pH neutro). No entanto, mesmo um pH de 5,5 pode ser prejudicial ou causar danos a certos tipos de rodas – como as de liga leve ou as cromadas.

Limpadores de rodas neutros com pH dedicado

A maior porcentagem de agentes de limpeza de rodas usados ​​pelos consumidores hoje em dia são produtos de limpeza de rodas dedicados. Normalmente, contêm agentes de limpeza de rodas com pH neutro. Eles trabalham quebrando a poeira dos freios e a sujeira da estrada através da agitação após serem pulverizados na superfície. A maioria deles inclui agentes espumantes e surfactantes projetados para levantar e remover detritos.

Removedores de ferro e precipitação

A classificação final do spray nas limpadoras de rodas é o que se chama spray de remoção de ferro ou de precipitação. Geralmente, é uma formulação de pH neutro que é segura para uso em revestimentos transparentes, rodas e outros componentes metálicos. Não é seguro usar componentes de plástico ou vinil, devido à natureza agressiva de alguns de seus ingredientes.

Embora o spray seja neutro em pH, uma vez ativado com substâncias ferrosas (como pó de freio), ele começa a mudar para uma base agressiva (ou o lado direito da escala de pH). Como tal, é um produto que não deve ser usado sob luz solar direta, em superfícies quentes e principalmente em componentes de acabamento.

Como funcionam os removedores de ferro e de precipitação?

A maioria desses sprays muda de cor quando começa a quebrar ferro ou substâncias ferrosas. Então, qual é esse ingrediente mágico? Bem – é o mesmo material que faz com que esses produtos cheiram ao fundo de um gambá.

É chamado de mercaptoacetato de amônio ou tioglicolato de amônio. Normalmente é incolor ou tem um tom rosa claro – mas literalmente cheira repulsivo. Também é conhecido como sal perm. Aqui está o porquê. Também é usado como o principal produto químico usado por sua avó no salão de cabeleireiro para deixar os cabelos com permanente.

Então, como essas coisas funcionam? É bastante simples – quando você percebe que não é apenas o ácido permeável da sua avó que faz o trabalho. É a combinação de quatro ingredientes – ácido cítrico – amônia – ácido tioglicólico – ferro.

Quando esses ingredientes se combinam, cria uma reação química, que cria tioglicolato férrico (essa é a cor púrpura ou vermelha que você vê que “mostra que está funcionando”). Basicamente, está acelerando o processo de ferrugem ou oxidação. Transforma Wustite (que é o mineral encontrado no minério de ferro) em óxido férrico (yup – RUST).

Isso introduz um enigma bastante interessante. O que acontece quando essas coisas são pulverizadas em suas rodas – ou especificamente, nos componentes de freio à base de ferro atrás das rodas?

Bem – literalmente começa a decompor os ingredientes ferrosos nos rotores, pastilhas e outros componentes – assim como decompõe a poeira dos freios e outras substâncias ferrosas nas rodas.

Embora esse processo seja reduzido quando você o pulveriza com água fresca – ele não está 100% completo. Remover completamente esse tipo de spray de qualquer substância é usar um sabonete ou xampu automotivo depois de usar o removedor de ferro.

Dito isto, se você usar um spray para remoção de ferro ou de precipitação nas rodas – siga-o rapidamente com o uso de xampu ou desengordurante para parar a reação química que pode danificar os componentes do freio.

O caminho certo para limpar rodas

Então, qual é o caminho certo para limpar rodas e pneus? Bem, como a maioria dos projetos de manutenção, o uso dos produtos, ferramentas e métodos certos normalmente leva a ótimos resultados e menor potencial de danos.

Prepare seus suprimentos

O primeiro passo na limpeza das rodas é coletar os suprimentos certos. Embora cada projeto ou material de roda seja exclusivo, existem alguns materiais de limpeza gerais que você pode usar para todos os tipos.

Um balde de lavagem dedicado e suprimentos para limpeza das rodas: A substância principal que reveste as rodas de todos os tipos é a poeira dos freios. Como todos sabemos, os freios são feitos de substâncias metálicas ou ferrosas.

Ao usar o mesmo balde de lavar, luva de microfibra ou pincéis de detalhamento para lavar as rodas e suas outras partes do veículo, você aumenta significativamente o potencial de arranhar áreas sensíveis – como tinta, cromo e muito mais.

Os suprimentos que você deseja coletar para as rodas incluem:

  • Balde de lavagem
  • Luva de microfibra
  • Escova de cerdas macias à prova de riscos
  • Spray de limpeza de rodas dedicado (não ácido)
  • Shampoo automotivo para desengorduramento ou remoção de cera (se você tiver rodas com revestimento não cerâmico)
  • Shampoo automotivo neutro em pH e sem cera (se você tiver rodas revestidas com cerâmica)

Depois de coletar seus suprimentos, aqui estão quatro etapas fáceis para limpar todos os tipos de rodas – da liga personalizada ao revestimento em pó.