Como Fazer Meu Site Aparecer no Google

Como Fazer Meu Site Aparecer no Google

20 de julho de 2020 Off Por eduardo

Então você quer ter seu site na página 1 do Google, mas não sabe ao certo como? Bem, você veio ao lugar certo! Classifiquei dezenas de sites na página 1 do Google e mostrarei como você pode fazer o mesmo.

Primeiro, vamos começar com uma rápida introdução sobre como o Google e outros mecanismos de pesquisa funcionam.

Como o Google (e outros mecanismos de pesquisa) funciona

A primeira coisa que você deve perceber sobre o Google é que o Google NÃO é a Internet. Só porque o seu site não aparece no Google, não significa que ele não esteja na Internet. Seu site pode ser publicado ao vivo na Internet sem ser exibido nos resultados de pesquisa do Google para uma palavra-chave específica.

A maneira como o Google e outros mecanismos de pesquisa exibem sites é o seguinte: o Google automatiza sistemas de computadores que funcionam 24 horas por dia, que visitam sites aleatoriamente em toda a Internet, tiram instantâneos de cada página e os arquivam em um enorme banco de dados.

Como parte de um instantâneo de cada página da web, o sistema do Google lê todas as palavras e outros conteúdos em uma página da web (como fotos, vídeos, arquivos de áudio etc.) para determinar o assunto específico da página. O Google usa esses dados coletados para determinar quais páginas da web serão exibidas e em que ordem, para uma determinada pesquisa de palavras-chave.

Em outras palavras, os algoritmos de computador do Google determinam dinamicamente qual página da Web na Internet é a mais relevante para uma palavra-chave ou frase-chave específica e a exibe primeiro. Em seguida, ele exibe a segunda página mais relevante e assim por diante. A lista resultante de páginas da web é conhecida como uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Uma SERP pode ser composta de várias seções:

  • A seção superior geralmente consiste em 3 ou 4 anúncios de texto pagos relacionados à palavra-chave usada para realizar a pesquisa
  • Se o Google achar que o usuário está procurando uma empresa local próxima, ele adicionará uma seção abaixo dos anúncios pagos chamados Pacote de Mapas Locais
  • A seção principal no meio consiste em uma listagem “orgânica” (não paga) de páginas da web relevantes para a palavra-chave usada para conduzir a pesquisa

Como obtenho meu site no Google?

Primeiro, você precisa se certificar de que seu site foi indexado pelo Google. Para descobrir se é, digite site: seudominio.com na caixa de pesquisa do Google, substituindo  seudominio.com  pelo seu nome de domínio real. Se você vir uma lista das páginas do seu site, o Google já o indexou e continuará a visitá-lo ocasionalmente para verificar se há atualizações. Se o seu site não estiver listado, envie-o aqui:  http://www.google.com/addurl . Levará uma ou duas semanas para o Google visitar e indexar seu site.

Em segundo lugar, lembre-se, o Google exibirá apenas páginas da web relevantes para a palavra-chave que está sendo pesquisada. O primeiro passo é garantir que o texto da sua página da web esteja relacionado à palavra-chave em questão. Caso contrário, é provável que o Google não o mostre.

Terceiro, apenas porque seu site não aparece na primeira página, não significa que ele não esteja aparecendo. Vá para o final da página de resultados e clique em “Avançar” para a página 2 e assim por diante. Seu site pode estar na página 2, página 82 ou em algum lugar intermediário.

Ok, meu site está no Google, mas está na página 41! Como faço para exibir na página 1?

Ah! Você fez a pergunta de um milhão de dólares. Uma indústria inteira foi construída para responder a essa pergunta e milhões de dólares são gastos a cada ano para fazer isso! Minha primeira pergunta para você é: “Quanto dinheiro você tem?” Brincadeirinha, mas sério, a boa notícia é que existem duas maneiras principais de exibir seu site na primeira página do Google:

  1. Você pode pagar para estar na primeira página do Google e não precisa ser muito dinheiro. Isso se chama Google Ads.
  2. Você pode classificar seu site “organicamente” sem ter que pagar pelos anúncios.

Anúncios do Google (Pay to Play!)

A maneira mais rápida e fácil de acessar a página 1 do Google para uma palavra-chave específica é pagar por um anúncio . Você se  inscreve no Google , escolhe as palavras-chave que deseja segmentar e, em seguida, define “lance” (sim, como um leilão) sobre quanto você gostaria de pagar toda vez que seu anúncio é clicado. Isso é chamado de “pagamento por clique”. Quanto maior o seu lance por clique, maior será o seu anúncio na parte superior da página, todas as outras coisas iguais.

Você também pode definir um orçamento diário para que, quando seu orçamento for atingido, o Google não mostrará mais seu anúncio naquele dia, para que não seja clicado e você não seja cobrado. Para a maioria dos setores, essa é uma maneira fácil e barata de aparecer na primeira página do Google.

Para outras indústrias (como advogados, por exemplo), pode ser muito caro. Algumas palavras-chave custam até US $ 100 por clique ou mais!

Considere contratar um Google Ads Pro

Tenha cuidado com o Google Ads. Eles facilitam a inscrição e começam a exibir anúncios em sua plataforma (o Bing tem uma plataforma muito semelhante). Mas se você não sabe o que está fazendo, pode gastar muito dinheiro com o Google Ads. Considerando que sou um profissional certificado pelo Google na criação, gerenciamento e otimização de campanhas do Google AdWords, sugiro que você escolha um profissional para criar e gerenciar suas campanhas do Google Ads.

Se o profissional ou agência que você contratar sabe o que está fazendo, mais do que se pagará quando se trata de retorno do investimento. Por exemplo, se seu profissional ou agência cobra uma taxa de US $ 1.500 / mês para gerenciar e otimizar suas campanhas do Google AdWords e elas estão fazendo as coisas corretamente, você deve obter muito mais do que um benefício de US $ 1.500 / mês por contratá-las.

Existem literalmente centenas de configurações e recursos diferentes que você pode adicionar ou ajustar para qualquer campanha do Google Ads. Se você não acertar todas, poderá desperdiçar ou perder muito dinheiro a cada mês. Contrate um profissional com resultados comprovados, se você tiver o orçamento. Se você não tiver orçamento para contratar um profissional para gerenciar suas campanhas do Google Ads , recomendo ficar longe da publicidade de pesquisa paga.