Como Colocar meu Site na Primeira Página do Google?

Como Colocar meu Site na Primeira Página do Google?

12 de junho de 2020 Off Por eduardo

Então, você quer ter seu site na primeira página do Google, mas não sabe ao certo como? Bem, você veio ao lugar certo! Classifiquei dezenas de sites na página 1 do Google e mostrarei como você pode fazer o mesmo.

Primeiro, vamos começar com uma rápida introdução sobre como o Google e outros mecanismos de pesquisa funcionam.

Como o Google (e outros mecanismos de pesquisa) funciona

A primeira coisa que você deve perceber sobre o Google é que o Google NÃO é a Internet. Só porque o seu site não aparece no Google, não significa que ele não esteja na Internet. Seu site pode ser publicado ao vivo na Internet sem ser exibido nos resultados de pesquisa do Google para uma palavra-chave específica.

A maneira como o Google e outros mecanismos de pesquisa exibem sites é o seguinte: o Google automatiza sistemas de computadores que funcionam 24 horas por dia, que visitam sites aleatoriamente em toda a Internet, tiram instantâneos de cada página e os arquivam em um enorme banco de dados.

Como parte da captura de uma foto de cada página da web, o sistema do Google lê todas as palavras e outros conteúdos em uma página da web (como fotos, vídeos, arquivos de áudio etc.) para determinar o assunto específico da página. O Google usa esses dados coletados para determinar quais páginas da web serão exibidas e em que ordem, para uma determinada pesquisa de palavras-chave.

Em outras palavras, os algoritmos de computador do Google determinam dinamicamente qual página da Internet é a mais relevante para uma palavra-chave ou frase-chave específica e a exibe primeiro. Em seguida, ele exibe a segunda página mais relevante e assim por diante. A lista resultante de páginas da web é conhecida como uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Uma SERP pode ser composta de várias seções:

  • A seção superior geralmente consiste em 3 ou 4 anúncios de texto pagos relacionados à palavra-chave usada para realizar a pesquisa
  • Se o Google achar que o usuário está procurando uma empresa local próxima, ele adicionará uma seção abaixo dos anúncios pagos chamados Pacote de Mapas Locais
  • A seção principal no meio consiste em uma listagem “orgânica” (não paga) de páginas da web relevantes para a palavra-chave usada para conduzir a pesquisa

Página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERP)
Como obter site na página do google 1
Página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERP)

Como obtenho meu site no Google?

Primeiro, você precisa garantir que seu site tenha sido indexado pelo Google. Para descobrir se é, digite site: seudominio.com na caixa de pesquisa do Google, substituindo  seudominio.com  pelo seu nome de domínio real. Se você vir uma lista das páginas do seu site, o Google já o indexou e continuará a visitá-lo ocasionalmente para verificar se há atualizações. Se o seu site não estiver listado, envie-o aqui:  http://www.google.com/addurl . Levará 1 ou 2 semanas para o Google visitar e indexar seu site.

Em segundo lugar, lembre-se, o Google exibirá apenas páginas da web relevantes para a palavra-chave que está sendo pesquisada. A primeira etapa é garantir que o texto da sua página da web esteja relacionado à palavra-chave em questão. Caso contrário, é provável que o Google não o mostre.

Terceiro, apenas porque seu site não aparece na primeira página, não significa que ele não esteja aparecendo. Vá para o final da página de resultados e clique em “Avançar” para a página 2 e assim por diante. Seu site pode estar na página 2, página 82 ou em algum lugar intermediário.

Ok, meu site está no Google, mas está na página 41! Como faço para exibir na página 1?

Ah! Você fez a pergunta de um milhão de dólares. Uma indústria inteira foi construída para responder a essa pergunta e milhões de dólares são gastos a cada ano para fazer isso! Minha primeira pergunta para você é: “Quanto dinheiro você tem?” Brincadeirinha, mas sério, a boa notícia é que existem duas maneiras principais de exibir seu site na primeira página do Google:

  1. Você pode pagar para estar na primeira página do Google e não precisa ser muito dinheiro. Isso se chama Google Ads.
  2. Você pode classificar seu site “organicamente” sem ter que pagar pelos anúncios.

Anúncios do Google (Pay to Play!)

A maneira mais rápida e fácil de acessar a página 1 do Google para uma palavra-chave específica é pagar por um anúncio . Você se  inscreve no Google , escolhe as palavras-chave que deseja segmentar e, em seguida, define “lance” (sim, como um leilão) sobre quanto você gostaria de pagar toda vez que seu anúncio é clicado. Isso é chamado de “pagamento por clique”. Quanto maior o seu lance por clique, maior será o seu anúncio na parte superior da página, todas as outras coisas iguais.

Você também pode definir um orçamento diário para que, quando seu orçamento for atingido, o Google não mostrará mais seu anúncio naquele dia, para que não seja clicado e você não seja cobrado. Para a maioria dos setores, essa é uma maneira fácil e barata de aparecer na primeira página do Google.

Para outras indústrias (como advogados, por exemplo), pode ser muito caro. Algumas palavras-chave custam até US $ 100 por clique ou mais!

Considere contratar um Google Ads Pro

Tenha cuidado com o Google Ads. Eles facilitam a inscrição e começam a exibir anúncios em sua plataforma (o Bing tem uma plataforma muito semelhante). Mas se você não sabe o que está fazendo, pode gastar muito dinheiro com o Google Ads. Considerando que sou um profissional certificado pelo Google na criação, gerenciamento e otimização de campanhas do Google AdWords, sugiro que você escolha um profissional para criar e gerenciar suas campanhas do Google Ads.

Se o profissional ou agência que você contratar souber o que está fazendo, mais do que se pagará quando se trata de retorno do investimento. Por exemplo, se seu profissional ou agência cobra uma taxa de US $ 1.500 / mês para gerenciar e otimizar suas campanhas do Google AdWords e elas estão fazendo as coisas corretamente, você deve obter muito mais do que um benefício de US $ 1.500 / mês por contratá-las.

Existem literalmente centenas de configurações e recursos diferentes que você pode adicionar ou ajustar para qualquer campanha do Google Ads. Se você não acertar todas, poderá desperdiçar ou perder muito dinheiro a cada mês. Contrate um profissional com resultados comprovados, se você tiver o orçamento. Se você não tiver orçamento para contratar um profissional para gerenciar suas campanhas do Google Ads , recomendo ficar longe da publicidade de pesquisa paga.

Como entrar no Google organicamente

A outra maneira de acessar a página 1 do Google e de outros mecanismos de pesquisa é o método orgânico ou natural. Estes são os principais resultados que aparecem abaixo da seção de anúncios ou mapa local nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (veja o gráfico acima).

Esses resultados  não podem  ser alcançados mediante o pagamento de dinheiro ao Google – eles são alcançados com  uma otimização cuidadosa e de longo prazo de muitos fatores  que o Google usa ao classificar a relevância. A prática de otimizar sua presença na web para que ela apareça organicamente no Google é chamada de Search Engine Optimization (SEO).

Alguns dos fatores mais importantes que influenciam sua classificação na página 1 do Google são:

  • Qualidade e extensão do conteúdo da sua página – As páginas do seu site devem estar cheias de informações únicas e úteis que beneficiem o seu cliente ou cliente ideal. Quanto maior, melhor, desde que seja de alta qualidade. Esforce-se para ajudar seu público-alvo criando conteúdo de qualidade que ele desejará consumir (como este artigo!).
  • Qualidade e número de links de entrada  – Se outros sites tiverem links para o seu, especialmente sites importantes de grande porte com conteúdo relacionado ao seu, o Google classificará seu site mais alto. Os links de terceiros para o seu site fornecem um “polegar para cima” ou voto de confiança que sinaliza ao Google que seu conteúdo pode valer a pena aumentar a SERP.
  • Site compatível com dispositivos móveis – A maioria das pessoas agora está usando telefones celulares para pesquisar informações na web. As páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis? Seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis e fácil de navegar, para que os usuários em qualquer dispositivo possam encontrar o que precisam com rapidez e facilidade.
  • Velocidade da página – Suas páginas da web devem carregar rapidamente em todos os dispositivos. O carregamento lento de páginas da web pode afetar negativamente sua classificação no Google. Ninguém gosta de esperar alguns segundos para carregar qualquer site. Você pode realizar um teste gratuito de velocidade da página aqui  ou usar uma ferramenta como Gtmetrix para testar a velocidade da página do site.
  • Palavras-chave no conteúdo da página  – Obviamente, se as palavras-chave que você segmentar realmente aparecerem no seu site no texto e nos títulos das páginas, você terá uma classificação melhor para essas palavras-chave. Não “coisas de palavras-chave”. Essa prática está desatualizada e só o machucará agora. Escreva seu conteúdo para humanos, mas lembre-se do Google. Não use muitas palavras-chave. Em caso de dúvida, mantenha o som natural.
  • Autoridade de nome de domínio  – Quanto mais você possuir o domínio, melhor. Quanto mais páginas você tiver em seu nome de domínio, melhor. Além disso, inclua palavras-chave no seu nome de domínio, se puder (embora o Google diga que isso não afeta diretamente sua classificação, isso pode ajudar a influenciar um usuário a clicar no seu site versus o de um concorrente).
  • Páginas seguras – Suas páginas da web devem ser carregadas via https para garantir a segurança. O Google e pessoas comuns gostam de ver páginas seguras, mesmo se você não estiver processando cartões de crédito ou obtendo informações pessoais. No navegador Chrome, o Google agora está rotulando todas as páginas carregadas com SSL como Não Seguro. Não seja um desses sites impertinentes … obtenha um SSL não necessário pela sua empresa de hospedagem, para que todas as suas páginas sejam carregadas com segurança.
  • Estrutura do URL  – URLs “bonitas” são melhores (https://cristersmedia.com/blog é melhor que https://cristersmedia.com/index.php&id=54). Se os URLs da sua página são legíveis por humanos, isso é uma coisa boa.

Outras coisas que você deve fazer para classificar no Google Página 1

Google Meu Negócio
Reivindique e otimize sua listagem do Google Meu Negócio, especialmente se você é uma empresa que atende apenas à comunidade local (como uma padaria ou encanador). Em seguida, obtenha o maior número possível de críticas positivas. Isso aumentará muito suas chances de aparecer na seção Pacote de mapas locais acima da primeira listagem orgânica. Isso pode ser enorme se você fizer isso corretamente!

Crie um blog
Uma das melhores coisas que você pode fazer para ter uma boa classificação no Google é iniciar um blog e publicar artigos regularmente. Se você não tiver certeza sobre o que escrever, pense nas 5 principais perguntas que seus clientes fazem. Em seguida, escreva uma resposta completa para cada pergunta – um post por pergunta. Observe o título desta postagem no blog?

Obtenha um
parceiro de poucos links de qualidade sem fins lucrativos em sua comunidade local e faça um concurso ou oferta. Talvez o jornal local o compreenda e ofereça um pouco de RP grátis (e um link para o seu site). Junte-se à sua Câmara de Comércio ou BNI local e obtenha uma listagem no site deles. Ofereça-se para escrever um artigo para o jornal local ou revista do bairro. Eles geralmente incluem um link para seu site na sua biografia no final do artigo.

Criar citações
Qual é a citação que você pede? Uma citação é uma listagem da sua empresa em um site de diretório local. Acesse sites como Yelp, Foursquare, YP.com, Angie’s List, etc., e verifique se a sua listagem de empresas aparece lá e se as informações são precisas. Isso ajuda a criar um perfil de link robusto para o seu nome de domínio e enviará ao Google sinais de que as informações encontradas no seu site podem ser confiáveis, pois são encontradas em outros sites da Web.