As vantagens (e desvantagens) da transmissão ao vivo para marcas e empresas

3 de fevereiro de 2021 Off Por eduardo

A transmissão ao vivo está se tornando cada vez mais popular na Internet. Os espectadores passam pelo menos oito vezes mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que a vídeos sob demanda. Um vídeo, em geral, é o tipo de conteúdo com melhor ROI, segundo mais da metade dos profissionais de marketing em todo o mundo. Mas, a transmissão ao vivo é boa para os negócios? Nesta postagem do blog, discutiremos algumas das vantagens e desvantagens da transmissão ao vivo para marcas e empresas para ajudá-lo a criar a melhor estratégia para sua empresa.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre por que a transmissão ao vivo é tão importante hoje em dia, certifique-se de verificar esta postagem do blog 5 razões pelas quais a transmissão ao vivo é tão importante.

Transmissão ao vivo para marcas e negócios – vantagens e desvantagens

FOMO e senso de urgência

O vídeo ao vivo, ao contrário de outros tipos de conteúdo, reproduz o Fear Of Missing Out (FOMO) das pessoas. Os espectadores serão atraídos para seu vídeo ao vivo porque pode não estar lá amanhã. E se eles perderem algo ótimo?

Estar ao vivo cria uma sensação de urgência que outros meios simplesmente não conseguem. Em um mundo onde as notícias de ontem são velhas, uma transmissão ao vivo é a melhor maneira de chamar a atenção para sua marca.

Mais exposição. Mais alcance.

Em muitas plataformas, como Facebook e YouTube, os vídeos ao vivo têm uma vantagem sobre os vídeos sob demanda. As plataformas empurram esse tipo de conteúdo para frente e o colocam acima dos outros. A transmissão ao vivo para marcas e empresas ainda não está lotada, o que significa que seu conteúdo ao vivo obtém mais exposição do que outros.

Com os vídeos de streaming ao vivo, você também pode alcançar mais pessoas devido ao aumento da exposição. Como os espectadores gastam 8 vezes mais assistindo a vídeos ao vivo, eles podem ser mais longos, o que dá às pessoas mais tempo para encontrar e visualizar seu stream.

Interação única com clientes

A transmissão ao vivo oferece às marcas e empresas uma oportunidade de interagir com os clientes, diferente de qualquer outro meio. Estabelece uma ligação com os clientes e proporciona-lhes uma experiência pessoal com a marca.

No passado, as empresas eram intocáveis ​​e impessoais, e isso era normal. Mas, no mercado de hoje, os consumidores querem se identificar com a marca. Eles querem conhecer o negócio e as pessoas por trás dele. Um vídeo ao vivo torna uma empresa acessível e mostra sua personalidade.

Interação em tempo real = mais engajamento

Melhor do que interagir com os clientes online, é interagir com eles ao vivo. A interação em tempo real cria uma conversa com seus clientes, que é a segunda melhor para a interação pessoal, mas muito mais escalonável.

O elemento ao vivo também estimula seu público a se envolver com seu conteúdo. Durante os vídeos ao vivo, as pessoas querem fazer parte da conversa e são mais propensas a compartilhá-la também.

“Por exemplo, os vídeos ao vivo muitas vezes levam à discussão entre os espectadores no Facebook, na verdade, os vídeos ao vivo, em média, obtêm seis vezes mais interações do que os vídeos normais.” Facebook

Fonte: Reprodução: Pinterest

Ganhar confiança

Construir confiança é essencial para o sucesso das empresas. Os clientes em potencial desejam conhecer a marca e saber que podem confiar nela. O nível de interação no vídeo ao vivo permite que os espectadores criem uma conexão com a marca. Se gostam do que veem, essa conexão leva à confiança.

Liberdade

Outra vantagem da transmissão ao vivo para marcas é a liberdade envolvida nela. Não há restrições. Você pode ir ao ar por horas, se quiser. O conteúdo pode se inclinar mais para o lado pessoal, mas também pode ser mais relacionado aos negócios. Pode ser mais comercial ou mais educacional. As possibilidades são infinitas.  

Conteúdo adaptado

Se você acha que sua empresa precisa de mais conteúdo e planeja criar vídeos sob demanda, lembre-se de que os vídeos de streaming ao vivo podem ser reaproveitados posteriormente. Você pode gravar sua transmissão ao vivo e, assim que terminar, poderá postar em suas plataformas de mídia social como mais conteúdo. Então, torna-se um vídeo sob demanda.

Para redirecionar o conteúdo, você precisa ter certeza de que fará sentido como um vídeo sob demanda. Por exemplo, se você fizer uma demonstração de produto ao vivo com uma venda relâmpago, pode não ser ideal redirecioná-lo, a menos que você o edite. Mas, se o seu vídeo ao vivo for educacional, ele pode funcionar bem como um vídeo no seu canal do YouTube.

Desvantagens da transmissão ao vivo para marcas e empresas

Existem muitas vantagens na transmissão ao vivo para marcas e empresas, mas, como qualquer outro tipo de conteúdo, existem algumas desvantagens. A principal desvantagem da transmissão ao vivo como empresa também é sua vantagem mais significativa; está ao vivo. Não há reformulações.

Sem reformulações

Não ter uma segunda chance pode ser assustador para as marcas, porque parece que não há espaço para erros. Mas isso não é verdade. Na verdade, os espectadores podem perdoar mais quando se trata de vídeos ao vivo, e muitos esperam alguns erros ao vivo. Dá à transmissão um aspecto humano, essencial para que o espectador se identifique com sua marca.

A ausência de alterações também significa que você precisa estar mais preparado do que estaria para vídeos sob demanda. Tenha uma lista de verificação de transmissão ao vivo à mão, certifique-se de verificar e verificar todos os equipamentos. Coloque tudo o que você precisa ao seu alcance.

Quanto mais você fizer isso, mais fácil será.

A prática é ao vivo

Outra desvantagem da transmissão ao vivo para empresas é que a única maneira de melhorar é fazendo isso. Lembre-se de que erros acontecerão. Mas, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir ao mínimo os erros.

Em primeiro lugar, você e sua equipe podem ensaiar o máximo possível, e você também pode fazer uma simulação gravada. Por sua vez, você poderá assistir ao seu vídeo e descobrir o que precisa ser melhorado.

Em segundo lugar, após cada vez que for ao ar, você deve analisar seus esforços e determinar onde pode melhorar. Muitos espectadores deixam seus comentários na seção de comentários, leve-os em consideração.

Por último, você pode planejar erros. Crie planos de contingência para coisas que podem dar errado, então, se isso acontecer, você terá um plano de ação em mãos.

Mais uma vantagem da transmissão ao vivo para marcas

No que diz respeito às estratégias de marketing de conteúdo, os vídeos de streaming ao vivo são um dos tipos de conteúdo com melhor custo-benefício. Ir ao vivo em plataformas como Facebook ou YouTube é grátis. Para equipamentos e configuração geral, você não precisa de nada caro para obter excelentes resultados. Você pode até usar dispositivos móveis. Devido ao maior alcance, promover suas transmissões ao vivo é mais eficaz do que outros tipos de conteúdo, e o ROI tende a ser maior.

A produção de vídeo ao vivo requer mais atenção na preparação do que os vídeos sob demanda, mas quando você chega ao final da transmissão, é isso. Você não precisa trabalhar nisso por mais algumas horas, editando-o e preparando-o para postar. Em outras palavras, não há custos ou complicações de pós-produção.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Principal lição

Quando se trata de transmissão ao vivo para marcas, há muito mais vantagens do que desvantagens, e encorajamos você a experimentar. Em termos de conteúdo, existem inúmeras possibilidades a serem exploradas e seu público apreciará o esforço.

As empresas e marcas podem criar perguntas e respostas ao vivo, entrevistas, nos bastidores, demonstrações de produtos ou serviços e muito mais. Independentemente do conteúdo que você pode criar, você deve concentrar sua estratégia de vídeo ao vivo na construção de um relacionamento com seus clientes e clientes em potencial. Sem dúvida, a principal vantagem do live streaming para marcas e empresas é a possibilidade de construir confiança e aprofundar o contato com o público.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media