40 Dicas de Transmissão ao Vivo

40 Dicas de Transmissão ao Vivo

19 de setembro de 2020 Off Por eduardo

Não há dúvidas:  transmitir qualquer coisa ao vivo tem seus desafios.  Não há interrupções nem recomeços, o que torna a multitarefa obrigatória e o raciocínio rápido é essencial. Você também nunca sabe exatamente onde o seu conteúdo pode levá-lo.

Mas quanto mais você faz, melhor você se torna, como milhares de transmissões ao vivo experientes podem atestar. Escolhemos os cérebros de algumas dessas pessoas para criar este artigo repleto de dicas de transmissão ao vivo, que esperamos seja útil para qualquer pessoa – novata ou não na transmissão ao vivo – que deseja tornar seu processo mais suave e seu produto melhor.transmissão profissional de eventos corporativos

40 dicas de transmissão ao vivo

Equipamento e configuração

1.  Se você tem dois, você tem um; se você tem um, você não tem nenhum.  Sempre tenha um backup de tudo – um computador, cabos, câmeras, etc. Cabos e conectores de áudio, em particular, são baratos, mas geralmente não são fáceis de obter localmente quando você precisar substituí-los. Sempre que comprar um cabo ou conector, compre pelo menos um extra.

2. Mantenha seus dispositivos carregados e prontos o tempo todo. Sempre tenha uma bateria reserva. (Livestreaming consome muito as baterias.)

3. Mantenha seus cabos e conectores organizados de forma que você possa facilmente dizer a outra pessoa onde encontrar algo. Separe e identifique seu armazenamento: áudio, vídeo, cabos USB, microfones, ferramentas, etc.

4. Uma webcam , um microfone USB de e um investimento de em iluminação é tudo o que você precisa para produzir uma aparência e som de alta qualidade.

5. Verifique as especificações do seu equipamento – o mais recente nem sempre é melhor. Mesmo o equipamento técnico mais recente pode não ser ideal para transmissão ao vivo.

6. Use a conectividade de rede Wi-Fi, se possível. Se você está dependendo do serviço de celular, é bom ter um ponto de acesso de uma operadora de celular diferente como backup, caso um serviço seja melhor nessa área do que outro.

7. Verifique a velocidade de upload da Internet em um site como  speedtest.net  antes de transmitir. Desative ou pause quaisquer aplicativos Dropbox / Google Drive que você possa estar executando em segundo plano. Conheça suas opções de qualidade se sua velocidade cair abaixo do esperado.

8. Se você estiver trabalhando ao ar livre em um dia quente, mantenha o computador fresco para evitar superaquecimento. Coloque um guarda-chuva sobre ele ou use um ventilador.

9. Execute um teste antes de ir ao vivo para se certificar de que tudo está funcionando bem e que você entende os controles e a mecânica do aplicativo de transmissão ao vivo que está usando. Peça o feedback de um amigo ou colega sobre o teste ao vivo para saber o que exigirá sua atenção para a coisa real.

10.  Se algo funcionou ontem, mas não funciona hoje,  troque o máximo de coisas que puder – mude apenas uma coisa por vez, para que possa isolar as variáveis.  Comece com os cabos e prossiga com a configuração, usando todos os componentes de backup.

11. Prepare as coisas com antecedência. Teste tudo e não tenha medo de ligar para o seu provedor de streaming para confirmar se a transmissão está acontecendo corretamente, incluindo o áudio.

12. Antes de ir ao vivo, verifique a iluminação do local com antecedência para ter certeza de que é ideal e evite iluminar o objeto com luz de fundo.

13. Se você estiver filmando ao ar livre, preste atenção ao sol. O brilho do sol pode impedir que seu vídeo seja visto, e se você estiver filmando de dentro de uma caixa de imprensa, o reflexo do sol no vidro tem o mesmo efeito negativo.

14. Se você planeja falar, minimize o ruído de fundo. Um microfone de lapela ou mesmo a combinação típica de fone de ouvido e microfone pode fazer isso. Se estiver ventando, encontre algum tipo de cobertura para bloquear o vento. Uma capa de espuma contra o vento no microfone de lapela ajuda.

15.  Se você estiver perto de um microfone que captura os sons naturais de um evento, lembre-se – ele também captará sua voz! Não tenha uma conversa privada perto de um microfone ativo.

16. Para aqueles que planejam aparecer na frente das câmeras, use uma camisa de uma única cor – sem listras ou quadrados!

17. Para transmissão ao vivo com seu telefone: combine o enquadramento, a iluminação, o som e os arredores com o efeito desejado. Para transmissões cruas e “impulsivas”, segure seu telefone com a mão, use o microfone embutido (ou use seus fones de ouvido com um microfone) e encontre um local afastado onde você ainda possa capturar o contexto. Para uma apresentação preparada, use um tripé para seu telefone e um microfone de lapela se o ambiente não for silencioso e certifique-se de que a iluminação destaque você ou o que você está tentando mostrar.

18. Passe algum tempo com seu (s) operador (es) de câmera e diga a eles exatamente o que você deseja ver fora da câmera (desde o zoom até estar atento ao gráfico da pontuação).

19. Dê ao operador da câmera um monitor, se possível. Eles farão um trabalho melhor com a câmera se entenderem a aparência de um monitor (com um bug de pontuação ou um terceiro gráfico inferior).

20. Incorporar mais de uma câmera faz uma grande diferença do ponto de vista do observador. Se isso não for possível,  certifique-se de que sua única câmera tenha um operador de câmera que possa seguir a ação e aumentar o zoom para fotos curtas.

21. Se você for posicionar uma câmera e deixá-la em algum lugar durante o evento, certifique-se de que ela esteja bem longe do tráfego intenso de pessoas.

Preparação e Processo

22.  Use listas de verificação – listas de verificação de configuração, listas de verificação de ensaio e resumos de programas.  Muita coisa está acontecendo muito rapidamente em um ambiente ao vivo; você pode pensar com mais clareza sobre o que precisa ser feito com dias de antecedência.

23. Para aliviar parte do estresse de uma transmissão ao vivo, a preparação é fundamental. Saiba no que seu público potencial está interessado e faça o melhor para fornecê-lo. Pegue um post-it e anote três pontos que você deseja cobrir em sua transmissão ao vivo. Quando você se sentir nervoso, consulte novamente suas anotações.

24.  Reúna-se com sua equipe e locutores antes de cada evento. Revise a linha do tempo da transmissão, enfatizando os elementos mais importantes para a equipe para que todos possam priorizar suas atribuições. Reveja a terminologia específica que o diretor usará para que haja menos confusão quando as instruções forem dadas no calor do momento. Se você tiver uma nova equipe, mostre clipes de eventos anteriores para ajudá-los a aprender sua posição.

25. Considere sua plataforma. Se você está apenas tentando atingir o público mais amplo possível, o YouTube ou o Facebook funcionam. Quando você precisar de mais controle sobre sua transmissão ao vivo, escolha uma plataforma que pareça profissional e tenha opções como permissões e proteção por senha.

26. Promova sua transmissão ao vivo com antecedência. Anuncie começando duas semanas antes de começar, novamente na semana anterior, um dia antes e, finalmente, uma hora antes de ir ao ar. Grave seu show ao vivo para que qualquer um que perder possa acompanhá-lo mais tarde.

27. Para construir seguidores e engajamento durante a transmissão ao vivo, transmissões regulares são essenciais.

28. Para transmissão ao vivo nas redes sociais, anuncie que você vai ao vivo no horário “X” e dê aos possíveis espectadores uma dica sobre o conteúdo. Escreva uma descrição atraente para acompanhar o fluxo.

29. Se possível, ensaie o   show inteiro . Você ficaria surpreso com a frequência com que descobriria uma configuração incorreta em seu equipamento ou uma direção mal compreendida por sua equipe ou talento.

30. Manter a simplicidade pode tornar sua transmissão  mais  profissional. As pessoas não percebem o que você deixa de fora (ou seja, gráficos / vídeos criados com antecedência, replays que você queria colocar em um intervalo, uma câmera que você queria cortar, mas estava fora de foco, etc.).

31.  Use gráficos, bugs ou terços inferiores para adicionar contexto à sua transmissão – por exemplo, um relógio em um evento esportivo para indicar o tempo restante ou o gráfico terço inferior ocasional para identificar um orador.

32. Planeje ter um membro da tripulação que não seja especificamente designado para uma tarefa. Quando o inesperado acontecer (e acontecerá!), O membro da tripulação disponível pode lidar com o problema enquanto a transmissão continua.

33. Para eventos esportivos, usar os comentaristas dos alunos ou gravar os sons naturais do jogo é muito preferível ao silêncio mortal.

34.  Prepare gráficos de tela offline para sua transmissão ao vivo,  como uma imagem com a programação do evento, o nome do evento, um logotipo ou texto dizendo que você estará ao vivo em 30 minutos. Mostre-os durante os intervalos ou antes do início do stream.

35. Não se assuste com a ideia de incorporar gráficos ou placares. Eles são tão fáceis e fazem uma grande diferença (imagine assistir a um jogo na ESPN sem saber o placar!).

36. Interagir com seu público – seja por chat, on-stream ou antes e depois da transmissão em si – é uma ótima maneira de construir relacionamentos com seus espectadores.

37. Seu público ao vivo está mais interessado em informação e discussão do que em sua personalidade. Dê aos convidados amplo espaço para compartilhar suas perspectivas, promover outras pessoas ou marcas e, se apropriado, trazer o público para a transmissão lendo e respondendo a comentários.

38.  Não se esforce para ser perfeito. A perfeição matará qualquer transmissão (para não mencionar o moral). Forneça feedback constante para sua tripulação sem exigir perfeição para reforçar hábitos positivos e dar aos membros da tripulação o controle de sua posição.

39. Seja criativo e não tenha medo de crescer. Sua transmissão pode parecer boa sem muito mais esforço do que conectar e continuar. Preste atenção ao que os outros estão fazendo e copie o que é bom!

40. Divirta-se! Este é um vídeo em tempo real, então erros e contratempos podem acontecer. Esta é uma oportunidade para você compartilhar algo que o entusiasma com o mundo.