12 Dicas de Como Organizar a Cozinha

12 Dicas de Como Organizar a Cozinha

12 de junho de 2020 Off Por eduardo

Se você gosta de cozinhar sabe da importância de uma cozinha bem organizada tornará a tarefa mais fácil, rápida e agradável para todos.

Se você já trabalhou em um restaurante, já sabe como é uma cozinha funcional e dividida em zonas. Se você não teve essa experiência, essas dicas e sugestões o atualizarão. Da mesma forma, se você já esteve em uma oficina, atividades semelhantes são agrupadas perto das máquinas necessárias para cada atividade.

Por mais bonita que você queira que sua cozinha seja, primeiro e acima de tudo, você deve pensar nela como uma loja de alimentos. Essas dicas ajudarão você a organizar sua cozinha como um profissional. Cesta Basica em Belo Horizonte

Como organizar a cozinha

  1. Pense em zonas.
    Antes de fazer qualquer outra coisa, pense nos tipos de preparação de alimentos que você faz na cozinha. Há a preparação, montagem, cozimento, assar, servir, congelar, armazenar e limpar. Cada uma dessas zonas deve ser identificada na sua cozinha e todos os itens semelhantes necessários para cada tipo de atividade devem “viver” nessas zonas. Mesmo se você tiver uma cozinha pequena, ela pode ser organizada em zonas. Uma zona pode ser tão pequena quanto uma gaveta ou uma prateleira em um armário ou tão grande quanto uma ilha ou península. Faça isso e você encontrará tudo o que precisa em 30 segundos ou menos. Isso significa que:
    • todos os seus suprimentos de panificação devem viver juntos.
    • todos os seus suprimentos de cozinha devem ser agrupados.
    • todos os seus contêineres, sacolas e embalagens para armazenar alimentos vivem juntos. (A zona de armazenamento deve estar perto da geladeira.)
    • a zona de limpeza fica próxima à pia (e ao lixo / reciclagem).
    • a zona de cozinhar deve estar o mais próximo possível da área ou do forno.
  1. Se o espaço do armário for pequeno e a sua cozinha permitir, você sempre poderá pendurar tachos e panelas de uma prateleira na parede ou no teto.
    Você não precisa de uma cozinha gigantesca para gerenciar o caos do armazenamento de panelas. E aqui está um truque extra: em vez de usar barras de toalha, use corrimãos e alguns ganchos em S. Eles suportam mais peso. Você pode encontrá-los em lojas domésticas ou em locais especializados, como lojas de suprimentos cirúrgicos.
  2. Se a cozinha é uma loja de comida, a despensa é uma biblioteca.
    Organize as prateleiras da despensa como faria em uma biblioteca, com os itens alimentares agrupados por categoria. Conservas de legumes todos juntos, frutas em conserva juntos, nozes juntos, grãos juntos, etc.
  3. Use mise en place sempre que cozinhar.
    O conceito de mise en place vem das cozinhas da França e significa literalmente “colocar em prática”. Refere-se à preparação antecipada dos ingredientes de um prato, para que, antes de iniciar qualquer cozimento, todos os ingredientes necessários já sejam medidos, picados, cortados em cubos ou fatiados de acordo com a receita. Deseja economizar tempo e nunca mais ficar sem noz-moscada 20 minutos antes da empresa chegar? Use esta técnica e você aprenderá imediatamente o que NÃO TEM antes de começar a cozinhar.
  1. Limpe seus contadores de qualquer coisa que você não usa diariamente.
    Se você não comer torradas todos os dias, considere colocar a torradeira em um armário ou em uma despensa. Não faça batidos ou batidos? Perca o liquidificador daquele ponto no balcão. Declutter todos os seus contadores, montando algumas das ferramentas básicas não alimentares nas paredes. Coisas como calendário, telefone, blocos de notas e canetas devem estar na parede ou na gaveta.
  2. O mesmo vale para facas.
    Especialmente se você tiver filhos pequenos, os blocos de faca na gaveta são uma ótima maneira de manter as facas seguras e afiadas. Se você não precisa se preocupar com quem está pegando uma, uma fita magnética na parede é outra maneira de mantê-las à mão e seguras.
  3. Contenha sujeiras na sua despensa, alojando produtos pegajosos ou derramáveis ​​em uma Susan preguiçosa e fácil de limpar com um lábio.
    Uma assadeira ou lasanha sobressalente é um segundo próximo. Embora você não tenha a conveniência rotativa da Susan preguiçosa, a panela capta pingos e encurrala como itens, acelerando a limpeza. Também é uma ótima idéia na sua lavanderia para qualquer limpador de manchas e outras soluções drippy.
  4. Reaproveite um suporte de bolo para itens do cotidiano em seu balcão.
    Limpe a desordem e maximize suas bancadas usando um suporte para bolo para guardar azeite, seu vinagre favorito, açúcar, sal, pimenta e outros temperos usados ​​com frequência. O suporte coloca tudo em cima e para fora do balcão em um só lugar, facilitando a localização e o uso desses ingredientes quando você cozinha.
  5. A próxima melhor coisa para as gavetas da cozinha são os organizadores de prateleiras deslizantes.
    Eu amo gavetas na cozinha. Você não prefere puxar uma gaveta do que ficar de joelhos, abrir um armário e depois chegar ao fundo de uma prateleira para encontrar alguma coisa? Os organizadores de prateleiras deslizantes e outros kits de conversão pós-venda facilitam o acesso a itens usados ​​com facilidade em qualquer gabinete.
  6. Divida gavetas grandes com divisores ou organizadores.
    Você realmente precisa de todos os utensílios deslizando pela gaveta profunda e larga? Mantenha as ferramentas bem separadas por categoria, para que você nunca perca mais um minuto procurando o que precisa.
  7. Mantenha as prateleiras abertas organizadas, armazenando itens como em cestas transparentes ou de malha de arame ou outros recipientes.
    Ser capaz de ver o conteúdo de um recipiente é ainda melhor do que ler um rótulo em uma caixa ou banheira opaca. Ajude a si e sua família a encontrar tudo o que precisam, reunindo todos os tipos de itens em um cesto ou caixote fácil de ver.
  1. Torne mais fácil para as crianças pegar lanches em qualquer lugar com organizadores externos.
    Faça uma porção prévia de lanches, como nozes e frutas secas, e guarde os saquinhos nas bolsas transparentes, para que qualquer pessoa possa encontrar um lanche rápido e saudável, sem rasgar a despensa e deixar uma bagunça no caminho. Essa também é uma ótima maneira de armazenar itens da despensa para reduzir o tempo de pesquisa.